Programa de Coleta Seletiva "Vera Cruz Mais Limpa" é apresentado à comunidade

Programa de Coleta Seletiva "Vera Cruz Mais Limpa" é apresentado à comunidade

Autoridades, alunos, professores, membros da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis e comunidade em geral reuniram-se na tarde de hoje (12) na praça central, para o lançamento do Programa de Coleta Seletiva "Vera Cruz Mais Limpa”.

Conforme o prefeito, Eldon Anschau, a Prefeitura Municipal, trabalhou intensamente na realização de ações que visam facilitar a implementação do programa, a destacar: Aprovação da Lei 937/2011 que institui o Programa de Coleta Seletiva de Lixo, escolha do mascote do programa, confecção de panfletos e sacos de ráfia para distribuir à população, realização de cronograma da coleta, capacitação de pessoas envolvidas diretamente com o programa e gravação de propagandas institucionais. “A partir de hoje passa a funcionar oficialmente o Programa de Coleta Seletiva do Lixo em Vera Cruz. Tudo o que estamos fazendo hoje é pensando no futuro de Vera Cruz do Oeste, por isso contamos com a colaboração de todos”, ressaltou o prefeito.

O representante da Itaipu Binacional Vinícius Ortiz destacou a importância desse trabalho. “Vera Cruz está celebrando um momento importante, isso mostra a força e comprometimento do município com as questões ambientais”, enfatizou.

A secretária municipal de Educação, Edena Cavalli, enfatizou que a partir de hoje (12) passa a funcionar o cronograma da coleta. “É importante que a população fique atenta ao cronograma, e que só coloque os materiais recicláveis para fora, nos dias estabelecidos”.

O evento ainda contou com apresentações culturais realizadas por alunos de todas as escolas municipais e da Casa Familiar Rural, os quais enfatizaram sobre a importância da reciclagem.

Ao final o mascote do programa “Tolimpo”, lembrou sobre a importância da reciclagem e apresentou o livro “Reciclar: Hoje, Amanhã e Sempre”, os quais foram posteriormente entregues à todos os alunos.

O Programa

O Programa de Coleta Seletiva “Vera Cruz Mais Limpa” é uma iniciativa da Prefeitura Municipal por meio de suas secretarias municipais e conta com o apoio e parceria da Itaipu Binacional, Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis, Coletivo Educador e Sala Verde.

Tem como objetivo promover a sensibilização da comunidade sobre a importância da correta destinação dos resíduos sólidos e da necessidade de redução do consumo, bem como, a separação do lixo seco e úmido, facilitando desta forma a coleta, além de trazer benefícios para o meio ambiente e para a sociedade.