Maio Laranja é uma campanha que atenta para ações de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Sendo o dia 18 de maio a data escolhida e instituída pela Lei Federal nº 9.970/00 para representar a campanha em memória à menina Araceli Crespo, a menina que aos 8 anos foi raptada, drogada e violentada física e sexualmente por vários dias, antes de ser morta, ter seu corpo desfigurado por ácido e abandonado em um terreno baldio em Vitória no Espírito Santo em um crime que permanece impune.
A proteção das crianças é um dever de toda sociedade como está em nossa Constituição:
Art. 227. É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão. (Constituição Brasileira)
Saiba onde denunciar caso isso aconteça perto de você
- Disque 100: discagem anônima, direta e gratuita do número 100
- Disque 180: em casos de violência contra mulheres e meninas, seja violência psicológica, física, sexual causada por pais, irmãos, filhos ou qualquer pessoa. O serviço é gratuito e anônimo.
- Você pode acionar o Conselho Tutelar – Telefone 999294343
- Polícia – Quando estiver presenciando algum ato de violência, acione a Polícia Militar por meio do número 99835-1901 (só para ligação).
- Disque 181: Polícia Civil e Militar
- Mande e-mail pelo endereço: disquedireitoshumanos@sdh.gov.br
- Você também pode usar o Aplicativo Direitos Humanos Brasil
- Acesse o vídeo de mobilização:
A Secretaria de Assistência Social convida a todos para a ação de mobilização, prevenção e orientação, que será realizada através de atividade teatral, conforme segue: