• 181 – Narcodenúncia
  • 136 – Serviço Único de Saúde
  • 192 – SAMU
  • 197 – Polícia Civil
  • 194 – Polícia Federal
  • 190 – Polícia Militar
  • 198 – Polícia Rodoviária Estadual
  • 191 – Polícia Rodoviária Federal

Símbolos

BANDEIRA DO MUNICÍPIO

Pela Lei nº 071/85, cria a Bandeira e o Brasão de Armas do Município de Vera Cruz do Oeste, Estado do Paraná.

MEMORIAL DESCRITIVO – BANDEIRA

Representada em sinopla (verde), por simbolizar heraldicamente a juventude, a esperança, a alegria, a fertilidade do solo, bem como os campos verdejantes que constituem a esperança sempre renovada e a alegria do povo.
As faixas que esquartejam a bandeira, formam uma cruz que representam o topônimo da cidade.
As faixetas extremas que compõem esta cruz são goles (vermelho), uma homenagem ao fundador do Município, goles por ser o esmalte representativo da audácia, da altivez e da glória. Símbolo de dedicação, amor pátrio, intrepidez, coragem, valentia, entusiasmo, vida e força. Qualidades estas, dignas de seu fundador Sr. Antônio Villas Boas, que jamais trepidou em afrontar as asperezas da luta para dar melhores condições ao povo de seu Município.
A parte central da faixa é branca, simbolizando a paz, a pureza, a religiosidade e o espírito de ordem e trabalho de seu povo.
No ponto de intersecção das faixas, está o centro de um círculo que se funde com as faixetas brancas da bandeira.
O círculo branco é o símbolo heráldico da eternidade, porque se trata de uma figura geométrica que não tem princípio nem fim, e na bandeira representa ainda a própria cidade sede do município. No centro deste círculo se insere o Brasão de Armas.

Brasão Revitalizado em 2021

BRASÃO DE ARMAS DO MUNICÍPIO

O Brasão de armas do Município de Vera Cruz do Oeste é composto de um escudo.

ORNAMENTOS EXTERNOS DO ESCUDO:

TIMBRE

Coroa Mural em Argente (prata), de oito torres ameadas, das quais apenas cinco são visíveis e suas portas abertas evidenciando o caráter hospitaleiro do povo do município.
O metal argente (prata) tem o significado heráldico de amizade, trabalho, prosperidade, verdade, lealdade, nobreza e inteligência.

SUPORTES

Sustentam o escudo, a destra (direita) um ramo de soja e a sinistra (esquerda), um ramo de algodão, ambos frutados e ao natural, lembram os produtos oriundos da terra dadivosa e fértil, e que constituem a base da economia do município.
Listel em blau (azul) tendo a data em que Vera Cruz do Oeste foi elevada à categoria de Distrito e também a data em que foi elevada à categoria de Município. Abaixo do Listel, encontramos uma haste de milho e outra de trigo, cruzadas, também ao natural e frutificada, representando ainda um produto importante da região.

ESCUDO

O Escudo Clássico Flamengo-Ibérico ou Português era usado em Portugal, na época do Descobrimento do Brasil, herdado pela heráldica brasileira pelos primeiros colonizadores e desbravadores de nossa Pátria.

ESCUDO (Parte Superior)

O escudo traz em campo azul uma estrela de cinco pontas, que é o símbolo da ascendência.
O esmalte azul simboliza heraldicamente a justiça, a formosura, a nobreza, a dignidade, a lealdade, representa ainda, serenidade e a busca de Deus pelo homem no azul do firmamento.

ESCUDO (Parte Central)

O escudo é interceptado por uma faixa oblíqua que parte do canto inferior direito, na cor ouro, que representa a glória, esplendor, riqueza, grandeza, sabedoria, fé, prosperidade e generosidade.
No centro desta faixa estão inseridos três escudetes.
No escudete à destra, em cor branca, encontra-se inserido um braço de armadura empunhando uma tocha, simbolizando: pulso firme e vontade férrea de vencer.
No escudete do centro encontra-se um livro aberto, representando a educação e a cultura, uma das grandes lutas e preocupações do Sr. Antonio Villas Boas, o fundador do Município, e também uma das prioridades do orçamento municipal.
No escudete à sinistra, em branco, temos inserido um capacete alado que lembra Mercúrio, representando o comércio, peça importante no Brasão de Armas, visto o comércio do município ser bem desenvolvido e de grande expressão econômica para a região.

ESCUDO (Parte Inferior)

Na parte inferior do escudo em campo verde, o escudo é interceptado por três rios, que são os principais da região. São eles: São Francisco Falso Braço Norte, Corvo Branco e São Pedro.
No mesmo campo sobre os rios, encontramos uma tora com uma serra, simbolizando a reserva de madeira da região, um dos principais produtos para a industrialização da região e de grande importância para o município.

Pular para o conteúdo