A ASSOCIAÇÃO DOS AGRICULTORES FAMILIARES DE VERA CRUZ DO OESTE INICIA ENTREGA DE ALIMENTOS NO PROGRAMA COMPRA DIRETA PARANÁ

No dia 06 de setembro a Associação de Agricultores Familiares de Vera Cruz do Oeste – AAFAVECO, iniciou as entregas do Programa Compra Direta Paraná – Edital de Chamada Pública nº 001/2022 da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Estado do Paraná SEAB.

O programa Compra Direta Paraná visa adquirir gêneros alimentícios de cooperativas ou associações da agricultura familiar, que fazem entrega direta à rede socioassistencial do Estado ou Município, como restaurantes populares, cozinhas comunitárias, bancos de alimentos e hospitais filantrópicos, entre outros.

Projeto funciona em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, tendo como unidade recebedora dos alimentos o CRAS (Centro de Referência de Assistência social), onde faz a recepção dos alimentos que passam por uma triagem verificando a qualidade dos alimentos e depois são preparados em cestas para serem entregues as famílias que estão cadastradas no CadÚnico, e se encontram em situação de vulnerabilidade social.

As cestas são compostas de alimentos como: frutas, hortaliças, legumes, panificados e temperos. Os produtos são adquiridos de agricultores familiares Associados à AAFAVECO, que cadastrou mais de 47 itens para serem entregues durante a vigência do projeto, totalizando um valor de R$ 37.070,68 no plano de entrega.

De acordo com o Secretário Municipal de Agricultura Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Valdemir Berdusco, o Município atua de forma direta junto aos agricultores familiares, oferecendo assistência técnica, facilitando o acesso as políticas públicas e dando oportunidade de trabalhar com novas tecnologias, proporcionando melhores condições de vida.

O Presidente da AAFAVECO Sr. Adão de Souza diz que a associação fortalece os agricultores e estimula a prática coletiva para busca de interesses comuns, o agricultor tem a opção da escolha na produção de alimentos, como mandioca, frutas, legumes, foliosos, panificados, bolacha, mel entre outros.

Para a Secretaria de Assistência Social Eliane Ovídio Sakai, esse programa é de extrema importância pois além de oportunizar melhoria na renda do pequeno agricultor local também contribui significativamente  como complemento no atendimento das famílias q encontram-se em insegurança alimentar e que são atendidas por meio do benefício eventual referente a concessão de cesta básica.