Ações em Comemoração ao Dia da Árvore 2023

Na semana do dia da árvore, comemorada no dia 21 de setembro a Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Secretaria de Educação, Cultura e Esporte juntamente com o Coletivo Educador, Itaipu Binacional elaboraram atividades e oficinas para serem trabalhadas em parceria com as escolas, comunidade e entidades do município.

As atividades se deram durante toda a semana, sendo que a Itaipu Binacional disponibilizou Jogos da Memória com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que foi aplicado com os alunos dos 3º anos da rede municipal, APAE e também com o grupo da terceira idade do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Na APAE também foi feito o plantio de mudas de plantas ornamentais com os alunos, envolvendo o preparo da terra, das mudas, o plantio e a irrigação diária. A ação que vai de encontro com o Projeto “Vera Cruz Mais Florida” desenvolvido pela instituição.

Foi trabalhado também, com os alunos dos 5º anos da rede municipal, o Tema ODS 15 – Vida de Ecossistemas Terrestres e Biodiversidade com artigos de Declaração dos Direitos das Árvores e também um vídeo: “Eu Sou Água – A Máquina de Água” que mostra a dinâmica do ciclo da água no ecossistema, bem como a importância das árvores.

Foi realizado o plantio de mudas de Ipês com os alunos do 6º, 7º, 8º anos e reforço em frente ao Colégio Estadual Marquês de Paranaguá – Avenida Padre Anchieta, em substituição das árvores exóticas que foram retiradas em atendimento ao Plano de Arborização Urbana Municipal. Na ocasião foi abordado a importância da árvore para o meio ambiente, à saúde pública, bem-estar da população e também a contribuição dos alunos nesta ação, para que eles desenvolvam o sentimento de pertencimento para com as árvores, que cada um deles deixou seu legado com esta ação. Foi ensinado para os alunos, a técnica de plantio para que as mudas fossem plantadas de maneira adequada.

Foi realizado uma oficina de proteção de nascente e também o plantio de mudas para recuperação da mata ciliar no entorno da mina d’água com os alunos do 5º ano. Os alunos puderam acompanhar todo o processo de construção da recuperação da nascente e posteriormente foram plantadas mudas de árvores, afim de fazer a recuperação da mata ciliar. A proteção da mina e a recuperação da faixa de mata ciliar, visa a conservação, proteção, aumento de infiltração de água no solo, recarga dos lençóis freáticos, e ainda garante o reestabelecimento das relações ecológicas. A proteção da nascente fez parte de uma ação do Governo do Estado, através do programa Recursos Naturais e Sustentabilidade, a qual foi designada “Mil nascentes protegidas em um dia” em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – IDR.

Também tivemos a visita com os alunos dos 4º anos da rede municipal de ensino no Parque Estadual da Cabeça do Cachorro, no município de São Pedro do Iguaçu. O responsável pela reserva fez uma abordagem com os alunos sobre a importância das árvores e de grandes áreas verdes como a do parque, e a sua relevância a toda a fauna que utiliza desses locais para sua área de vida, e durante a trilha, mencionando algumas particularidades de espécies arbóreas que encontramos no caminho.