Associação de Catadores de Materiais Recicláveis recebe novos Equipamentos

No dia 02 de junho de 2022, a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Vera Cruz do Oeste – ACMR recebeu 05 equipamentos novos. Sendo 01 Prensa Hidráulica Vertical, 01 Balança Eletrônica, 01 Esteira Mecânica, 01 Empilhadeira Elétrica, 01 Carinho Transportador de Fardos e 01 Carinho Transportador de Big Bag.

Os equipamentos foram destinados pelo Convênio n° 512/2022 firmado entre o Município de Vera Cruz do Oeste e o Instituto Água e Terra – IAT, visando a implantação de arranjos municipais adequado a coleta seletiva. O objetivo do Convênio é auxiliar o Município nas principais ações de Educação Ambiental e apoio a Associação de Catadores, por meio dos equipamentos encaminhados para gestão de resíduos sólidos.

A entrega foi realizada na sede da Associação e contou com a presença de algumas autoridades, entre elas o Prefeito Municipal Ahmad Issa, o Deputado Estadual sr. Marcos Adriano Ferreira Fruet (Soldado Fruet), Valdemir Marques Berdusco, Secretário Municipal de Agricultura Meio Ambiente e Recursos Hídricos, entre outras lideranças municipais.

A Coleta Seletiva realizada por meio da Reciclagem traz grandes benefícios ao Meio Ambiente e a Saúde Pública, além dos valores econômicos e sociais derivados da geração de empregos e renda dos catadores associados, também pelas vendas dos materiais dando a correta destinação dos resíduos e reduzindo o espaço utilizado em aterro sanitário e auxiliando na redução do consumo de energia e de matérias primas, promovendo a redução da poluição ambiental

Segundo o Secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos Valdemir Marques Berdusco, o tratamento adequado dos resíduos sólidos é desafio ambiental, e necessita de cooperação, responsabilidade e compromisso de todos os setores da sociedade. Neste contexto, os catadores realizam serviços de utilidade fundamental atuando na coleta de materiais recicláveis, que caso fossem descartados, teriam como destino os aterros sanitários e lixões. Estes novos equipamentos contribuirão para o desenvolvimento da Coleta Seletiva no Município, melhorando o processo de reciclagem e aumentando a capacidade produtiva da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis – ACMR.