COMSEA MUNICIPAL REALIZA VI CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL NO MUNICÍPIO DE VERA CRUZ DO OESTE

No dia 28 de junho o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional – COMSEA, (órgão de apoio à administração pública nesta temática) juntamente com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Agricultura Meio Ambiente e Recursos Hídricos e IDR-Paraná, realizou a Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, com o tema “Erradicar a Fome e Garantir Direitos com Comida de Verdade, Democracia e Equidade”.

Segundo o Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, as Conferências Municipais reúnem organizações da sociedade civil, como Pastoral da Criança, Provopar, Associação de Agricultores, entidades beneficiárias dos programas sociais, Escolas Municipais, Colégios Estaduais e sociedade em geral, com objetivo de tornar um amplo processo de mobilização social, construção de conhecimento, proposição de prioridade, formulação e implementação de políticas e ações de combate à fome e de promoção da Segurança Alimentar e Nutricional.

O Prefeito agradeceu a presença de todos, enalteceu o trabalho do COMSEA e falou sobre a importância das famílias e as entidades na participação da Conferência, pois as demandas, os problemas e soluções apresentadas durante a conferência poderão ser transformadas em políticas públicas.

A Secretária de Assistência Social, Eliane Ovídio Sakai, agradece a oportunidade da Assistência Social participar na Conferência Municipal, pois os programas desenvolvidos em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, como o Programa de Aquisição de Alimentos – Compra Direta, são de extrema importância para as pessoas em vulnerabilidade social que encontram-se em situação de insegurança alimentar atendidas pela Assistência Social, sendo algo a mais que vem para complementar o benefício eventual referente a concessão de cesta básica.

Para a Secretária Municipal de Educação Marli Maccari Corso a Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional trouxe uma reflexão sobre o desenvolvimento socioeconômico do nosso Município, Estado e País. A importância do fortalecimento da Agricultura Familiar, onde a lei determina que pelo menos 30% dos recursos repassados pelo FNDE para a merenda escolar deve ser destinado à compra direta da Agricultura Familiar para isso os pequenos agricultores necessitam de apoio técnico para a produção alimentar.

O evento também contou com apresentação das crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Secretaria Municipal de Assistência Social que fazem a Oficina de Arte Circense, tendo como instrutores: Robson André Correia e Thainá dos Santos Ferreira e também a participação do aluno Fábio Antonio Kischel Blausis do 4º ano da Escola Municipal do Campo Castelo Branco com Poema de sua autoria: “Importância da Alimentação Saudável”.

A palestrante da Conferência foi a Engenheira Agrônoma Glaucia Dias Trevizan do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná IDR-Paraná, que falou sobre os seguintes temas: Eixo 1 – Determinantes estruturais e macro desafios para a soberania e segurança alimentar e nutricional; Eixo 2 – Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e políticas públicas garantidoras do direito humano à alimentação adequada e Eixo 3 – Democracia e Participação Social.

Tivemos também a participação da Sra. Solange Pinto Soprani– Representante da SEAB de Foz do Iguaçu e Flavia Anastaceo – representante do SEBRAE e COMSEA Estadual, Vereadores, Diretores de Escolas e demais autoridades locais, que contribuíram na explanação da palestra e a formulação das propostas e moções feitas pelos participantes da Conferência.

Finalizando a Conferência, foram escolhidos e homologados os Delegados para participarem da 6ª Conferência Regional de Segurança Alimentar e Nutricional que acontecerá no dia 31 de Agosto no município de Cascavel – Paraná. Será representado por quatro Delegados da Sociedade Civil e dois do Órgão Público e seus respectivos suplentes.