DERAL APRESENTA SALDO POSITIVO PARA VERA CRUZ DO OESTE

A Secretaria de Estado da Fazenda do Paraná publicou o relatório referente à arrecadação do ICMS ao exercício do ano base de 2021/2022. O Município de vera Cruz do Oeste obteve um aumento significativo em relação ao ano interior. Um exemplo é a estimativa do DERAL (Departamento de Economia Rural) que avalia todo o setor produtivo do município, com objetivo de levantar os dados da produção da safra de verão 2021/2022.

O levantamento é realizado em reunião coordenada pela economista do DERAL Jovir Vicentin Esser, além da presença de vários profissionais que possuem vínculos direto com a agricultura e a pecuária, como técnicos de cooperativas, bancos, sindicatos, empresas ligadas ao ramo além de profissionais da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.

O inédito crescimento desta vez também é fruto do trabalho realizado pela Secretaria de Agricultura com levantamentos de dados oficiais importantes que auxiliaram para alavancar a estimativa de produção do Município. De acordo com o novo levantamento da safra 2020/2021, houve um acréscimo de 41% a mais em comparação ao ano anterior. Vale Lembrar que o fator DERAL, representa uma fatia importante da receita proveniente da arrecadação do ICMS. Valores significativos para a economia do Município.

O Secretário de Agricultura Meio Ambiente e Recursos Hídricos Valdemir Berdusco comemora o saldo positivo apresentado pela Secretaria de Estado. Destaca ainda importância da reunião para levantamento dos dados de produção e a relação com o repasse do ICMS aos Municípios. A economia rural é responsável pela maior parte da arrecadação do município.