MUNICÍPIO DE VERA CRUZ DO OESTE EM BUSCA DA MELHORIA DA SAÚDE DA POPULAÇÃO

O município de Vera Cruz do Oeste, realizou no ultimo ano um número expressivo de cirurgias eletivas através do CISOP – Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste do Paraná, em várias patologias clínicas num total de 103 cirurgias.

Os recursos para as referidas cirurgias são provenientes de economias da Secretaria de Saúde, bem como  de recursos financeiros de sobra da Câmara Municipal de Vereados num total de  R$-50.000,00 referente a sobra do ano de 2021.

Dessa forma essa junção de forças entre o Executivo e o Legislativo proporcionou um resultado significativo na resolução dos problemas de saúde da população, pois é do conhecimento de quem atua na área de saúde que quando o problema é cirúrgico não será resolvido por medidas paliativas, porém o usuário em suas crises de dor vai com razão procurar o serviço, que disponibilizará, consulta, exames laboratoriais, medicamentos, exames de imagem e encaminhamentos para os serviços de especialidades, gerando um alto custo para o serviço público, mas sabemos que somente será resolvido o problema com a cirurgia.

Importante também dizer que esse projeto piloto, através do CISOP, foi deliberado no ano de 2019, todavia foi implementado no início da atual gestão.

No momento também estamos realizando cirurgias eletivas através do OPERA PARANÁ, que é financiado com recursos financeiros provenientes da Secretaria de Estado da Saúde – SESA, sendo que nesse programa já tivemos 35 veracruzenses que realizaram cirurgias.

O secretário municipal de saúde Sr. Edevilson Tomaz Fabrício, vem buscando sempre melhorar os atendimentos a população, porém isso só é possível porque o prefeito municipal Dr. Armando (Ahmad Issa) vem dando total apoio aos projetos e políticas de saúde, a fim de melhorar a qualidade de vida da população.