MUNICÍPIO DE VERA CRUZ DO OESTE FAZ ENTREGA DE TRÊS ECOPONTOS DE COLETA NA ZONA RURAL

Considerando que a geração e destinação dos resíduos produzidos pelas diversas atividades humanas constituí um grande desafio a ser enfrentado pelas administrações municipais e, que a limpeza urbana e o manejo dos resíduos sólidos devem ser realizados de forma adequada visando sempre à saúde pública e à proteção do meio ambiente, o município vem realizando o trabalho de agendamento, recolhimento e destinação de resíduos produzidos pelos munícipes.

Os resíduos sólidos têm sido tema de constantes debates na gestão ambiental, tanto em esfera nacional quanto internacional, e vêm sendo um dos principais desafios enfrentados pelos municípios envolvendo problemas sanitários, ambientais e econômicos. Diante disso, a aprovação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída pela Lei n°. 12.305/2010, e regulamentada pelo Decreto nº 7.404/2010, veio para consolidar a gestão ambiental dos resíduos sólidos no Brasil. Transformando o que era visto como uma reta, num ciclo em que as pontas se juntam, trabalhando na forma de gestão integrada. Na qual quem legisla produz, consome e recicla, e quem cuida do destino final são corresponsáveis pela ida e a volta do produto, realizando o ciclo.

Diante disso, se tem a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos para a gestão de resíduos sólidos. Na qual entende-se que as obrigações não se esgotam na responsabilidade pós-consumo do setor produtivo, ficando responsáveis todos os envolvidos no ciclo de vida do produto.

Ecoponto da Comunidade da Linha São Bento

O objetivo é a maior comodidade na destinação dos materiais recicláveis, os Ecopontos são na realidade pontos ecológicos que visam oferecer ao cidadão um local para que ele possa levar os resíduos que eventualmente surgirem em sua residência, afim de evitar o descarte inadequado destes.

Ecoponto da Comunidade da Linha Trinta e Dois

Os Ecopontos, além de serem uma forma de conscientização, permitem que o cidadão esteja inserido no processo de reciclagem de todo lixo produzido por si. Assim proporcionando uma introdução da comunidade na educação ambiental.

Os Ecopontos são depósitos de materiais recicláveis que visa facilitar o recolhimento ao Município e aos colaboradores da Associação de Catadores, proporcionando agilidade em seus serviços. A Associação de Catadores de Reciclável (ACMR) possuí cronograma para coleta na zona rural.