MUNICÍPIO INICIOU TERRAPLANAGEM PARA CONSTRUÇÃO DA ESTAÇÃO DE TRANSBORDO

Nos dias 01 e 02 de junho, foi dado início à terraplanagem para construção da Estação de Transbordo na área do Aterro Sanitário de “Resíduos Sólidos Urbanos” de Vera Cruz do Oeste. A área passou por uma readequação e limpeza com vistas na melhoria do manejo de resíduos gerados no município. Para a realização da obra, firmou-se uma parceria entre a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, a Secretaria Municipal de Viação e Obras e o Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Rural e Sustentável da Região Oeste do Estado do Paraná – CIDERSOP.

A construção da Estação de Transbordo será realizada em parceria com a Itaipu Binacional através do Convênio nº 4500062629.  É imprescindível a construção por tratar-se de serviço contínuo e indispensável para o atendimento do interesse público, tendo como base a Lei nº 1.033/2013 que institui o Plano Municipal de Saneamento Básico – PMSB de Vera Cruz do Oeste, Lei nº 1.250/2019 que institui o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, Lei nº 1.249/2019 que institui o Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do CIDERSOP.

A adequação da área e a construção da Estação de Transbordo faz parte das ações da Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei nº 12.305 de 02 de agosto de 2010, que visa ter um local ambientalmente adequado (licenciado) para destinação correta dos resíduos, evitando assim o descarte de outros tipos de materiais, que não seja desta classificação e minimizar os impactos ambientais adversos.

A área também foi contemplada com sistema de monitoramento por câmeras, para auxiliar nos trabalhos de fiscalização, ajudando assim a manter a área limpa e organizada.

São depositados nos contêiners roll on roll off, todos resíduos sólidos domiciliares classe II-A (não inerte), (rejeitos orgânicos não recicláveis gerados na UVR) e II-B (inerte), que posteriormente são transportados por empresa terceirizada especializada na prestação de serviços de transporte, tratamento e disposição final em aterro sanitário de resíduos sólidos domiciliares.

Manter a cidade limpa e organizada é uma tarefa que demanda um trabalho conjunto entre a Prefeitura, a comunidade e as empresas do município; e, diferentemente do que se possa imaginar, colocar o lixo para fora não configura o fim do processo, mas apenas o início de uma cadeia onerosa e complexa. Desde cedo aprendemos “não jogue lixo na rua” ou “lugar de lixo, é no lixeiro”. Recomendações que devem ser seguidas à risca, para que tenhamos uma cidade mais limpa, organizada e sustentável.

Os demais resíduos poderão ser coletados pela Associação de Catadores de Materiais Recicláveis – ACMR, ou em campanhas de recolhimento realizadas pela Prefeitura, que tem como prioridade, dar a destinação correta para cada tipo de material, ver cronograma de coleta de materiais recicláveis em https://www.veracruz.pr.gov.br/, na aba “Destaques”.