No dia 5 de junho foi comemorado o dia do Meio Ambiente!

E neste ano de 2022 a Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos em parceria com a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, o Coletivo Educador (Itaipu Binacional) e a ACMR programaram o MÊS do MEIO AMBIENTE, onde ações foram desenvolvidas em redes sociais e com as escolas.

As ações voltaram-se para a preservação e destinação correta de resíduos no ambiente familiar e conservação do espaço comum e encerraram-se com o plantio das árvores nos espaços públicos.

No dia 30 de junho foram realizados o plantio de árvores em espaços públicos de nosso município, assim, distribuídas entre a praça central e lago municipal, realizamos o plantio de quatro perobas rosas, além de quatro ipês branco.

O plantio foi acompanhado por alunos das escolas e colégios municipais e as mudas de peroba rosa (Aspidosperma polyneuron) e de ipê branco (Tabebuia roseoalba) foram identificadas com o nome comum e científico, sendo que o cuidado comum com as perobas rosas e os ipês branco foram atribuídos a população e aos alunos das escolas e colégios que fizeram parte desta ação.

A proposta no encerramento foi chamar atenção dos munícipes para a recuperação dos ecossistemas danificados, degradados e desmatados e afirmar que é necessário proteger esses ecossistemas e garantir o desenvolvimento saudável da fauna e da flora.

Com a presença do viveirista municipal João de Jesus Domingos, este ressaltou a importância do plantio de árvores nativas em nossa cidade, visto que a peroba rosa foi uma árvore explorada para retirada de madeira e sua ocorrência em nosso meio é escassa e corre o risco de ser extinguida. Ainda ressaltou que a espécie possui um crescimento lento e que leva em torno de trinta anos para alcançar um porte médio, já o ipê branco é uma árvore usada como ornamental e que floresce no inverno por volta do mês de agosto, é apreciado por sua beleza e exuberância, podendo alcançar até 16 metros de altura.