ORIENTAÇÕES SOBRE A DESTINAÇÃO CORRETA DE RESÍDUOS

A Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos estará a partir do mês de agosto, realizando campanha no município para orientar a população sobre o descarte correto de resíduos gerados nas residências e comércios.

A ação de educação ambiental busca despertar a população para a construção de um pensamento coletivo a respeito da preservação do Meio Ambiente, incentivando práticas corretas quanto ao descarte de resíduos.

Em Vera Cruz do Oeste contamos com a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis – ACMR, a qual realiza a coleta de materiais recicláveis diversos, entre papel, plástico, vidro, metais, ferro, zinco, alumínio, fios em geral, eletrônicos em geral, eletrodoméstico, óleo de cozinha usado entre outros objetos que não imaginamos, mas é possível ser realizada a reciclagem. Ao entrar em contato com a ACMR (45) 99831-4377, a coordenadora Heloísa e os associados poderão esclarecer e identificar todos os resíduos e ajudá-los quanto a destinação correta, assim como realizar o recolhimento de materiais em residências, quando solicitado.

Um grande problema em nosso município é a destinação de RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CÍVIL e RESÍDUOS VOLUMOSOS, onde notamos a destinação incorreta realizada por uma grande maioria dos cidadãos, assim, esclarecemos que resíduo da construção civil são materiais como tijolos, blocos, telhas, piso, argamassa, concreto e terra, não podendo ser misturado a materiais recicláveis como pacotes de papelão que armazenam cimento, tubos de pvc, vidros, lâmpadas, ferro e soquetes.

O aterro de Resíduos da Construção Civil passou por adequação recentemente, sendo permitida a entrada no local somente de pessoas autorizadas e orientadas, as quais realizam o serviço público e em caso de destinação de materiais incorretos na área por pessoas com acesso não autorizado, serão aplicadas penalidades de acordo com a LEI Nº 9.605, DE 12 DE FEVEREIRO DE 1998 que dispõe sobre crimes e infrações ambientais.

Para os RESÍDUOS VOLUMOSOS como: sofás e móveis de madeira e MDF, será disponibilizada a carretinha que é agendada no pátio de máquinas do município, no entanto, só será realizada a coleta mediante a desmontagem desses resíduos, retirada de peças metálicas, vidros e pregos.

Para os galhos e resíduos de varreção (folhas) será disponibilizado o agendamento da carretinha no pátio de máquinas, no entanto não poderá ser adicionado outro material se não os indicados.

O resíduo orgânico, proveniente de restos de alimentos, frutas e vegetais e os rejeitos provenientes de lixo de banheiro, fios de cabelo, esponjas de limpeza, escovas de dente, objetos de barbear, absorventes, fraldas, espumas entre outros, serão destinados ao resíduo orgânico, o qual já possui coleta estabelecida pelo município e é realizada diariamente na avenida e com data definida que pode ser consultada no site da prefeitura a qual indica os dias do serviço realizado nos bairros e vila de São Sebastião.

Chamamos a atenção da população para que seja realizada a destinação correta dos resíduos, diminuindo assim impactos ambientais em nosso município e contribuindo para o bem coletivo com um município mais limpo e agradável para todos.

Em caso de dúvidas procure a ACMR ou a Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, pois trabalhamos juntos para uma Vera Cruz mais Limpa.