Encerrado com sucesso a programação do “Outubro Rosa”, com palestras, dicas de exercícios, sorteio de brindes, entre outros.
Foi trabalhado vários temas, entre eles a incontinência urinária, que é a perda de urina em forma de pequenos escapes.
As causas podem ser devido a ingestão de bebidas que contenham cafeína, álcool, bebidas gaseificada e alimentos cítricos.
Existem 4 tipos de incontinência:
Por esforço: devido a espirros, tosses, risos ou levantar objetos pesados.
De urgência: é a vontade de ir ao banheiro, mas as vezes não dá tempo
Por transbordamento: quando a bexiga não consegue esvaziar completamente.
Mista: é a junção de dois ou mais tipos acima mencionados.
Os tratamentos são através de exercícios de Kegel, yoga, Pilates, fisioterapia ginecológica, que ajudam a fortalecer o assoalho pélvico. Levando em consideração que alguns casos somente com tratamento médico.
O Secretário de Saúde – Edevilson Thomaz Fabrício agradece e parabeniza toda sua equipe pelo excelente trabalho realizado, a Diretora de Saúde Sandra Rodrigues de Souza, bem como todos os servidores da Secretaria de Saúde.
A primeira dama do município, Dra Marília Pereira Picanço, participou da rodas de conversas com as mulheres, falando sobre a importância da prevenção do câncer de mama.
A Coordenadora da Atenção Primária, Enfermeira Maria Alice Tosatti, ficou satisfeita com a participação das mulheres em todos os encontros realizados, mulheres que foram procurar conhecimentos, aprender sobre exercícios com a Fisioterapeuta Adriana Rorato Antonello, que demonstrou técnicas para prevenir a incontinência urinária.