Vera Cruz investe em readequação de aterro para entulhos da construção civil

Considerando que a geração de resíduos pelas diversas atividades humanas constitui-se, atualmente, um grande desafio a ser enfrentado pelas administrações municipais e que a limpeza urbana e rural e o manejo dos resíduos sólidos devem ser realizados de forma adequada visando sempre à saúde pública e à proteção do meio ambiente.
Nos dias 25 e 26 de maio, o Aterro de Resíduos de Construção Cívil (RCC) de Vera Cruz do Oeste, passou por uma readequação realizada em parceria entre a Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Secretaria Municipal de Viação, Obras, Transporte e Urbanismo e o Consorcio CIDERSOP.
Os RCC ou Resíduos da Construção e Demolição (RCD) são materiais
resultantes de atividades como reformas, construções, demolições, escavações
de terrenos, que quando gerados devem ser triados, acondicionados,
transportados e destinados aos locais específicos.
A adequação da área faz parte das ações previstas na Licença de Instalação nº 23994 do Instituto Água e Terra – IAT, em atendimento a Política Nacional de Resíduos Sólidos Lei nº 12.305 de 02 de agosto de 2010, que visa ter um local adequado (licenciado) para destinação correta dos resíduos, evitando assim o descarte de outros tipos de materiais, que não seja dessa classificação e minimizar os impactos ambientais adversos.
Atendendo a essas normativas e diretrizes, o município estará mudando o sistema de agendamento para recolhimento dos resíduos. O agendamento deverá ser realizado diretamente na Secretaria Municipal de Obras (pátio máquinas), onde passará todas as informações com relação aos procedimentos de limpeza urbana. Maiores informações também poderão ser adquiridas na Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.
Demais resíduos poderão ser coletados pela Associação de Catadores de Materiais Recicláveis ACMR, e em campanhas de recolhimento realizadas pela Prefeitura, que tem como prioridade dar a destinação correta para cada tipo de material.